quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Artes Marciais.


Veja algumas modalidades marciais originadas do Japão.

Karate:
O nome Karate tem igualmente uma história curiosa. O ideograma kanji (os Kanji , um conjunto de vários milhares de caracteres com os quais se escreve a língua japonesa, foram importados da China através da Coreia durante o século V, e podem ser lidos de várias formas) usado para representar a expressão Tode pode também ser pronunciado kara. Então Te foi substituído pelos mestres de Okinawa por Kara-te-jutsu (arte da mão chinesa). Mais tarde, o Mestre Gichin Funakoshi, considerado como o fundador do Karate moderno, e que o apresentou pela primeira vez publicamente no Japão, adoptou para o símbolo que representa «kara» o significado alternativo de "vazio", passando então o termo Karate a ser entendido como "mão vazia". Finalmente, é acrescentada a palavra Do, que, em japonês, significa via ou caminho, expressando logo na própria designação que a prática desta arte é um percurso, constituindo uma busca permanente de aperfeiçoamento pessoal, baseada no equilíbrio físico e psíquico, na autodisciplina e no respeito por um código moral e ético assente em profundos princípios filosóficos.

Sumo:
Acredita-se que as primeiras lutas de sumo tenham sido uma forma de ritual dedicada aos deuses, as quais eram executadas juntamente com danças e dramaturgia nos arredores de determinados templos. Desde o século oito (o Período Nara), um festival de luta era realizado anualmente, onde uma forma antiga do sumo de hoje era performada perante a Corte Imperial. Havia menos regulamentos para as competições do que existem hoje, e os combates combinavam elementos do boxe e da luta livre. No entanto, com o passar dos anos, foram sendo formuladas regras, e desenvolveram-se técnicas, de forma que a luta foi gradualmente evoluindo para o sumo que existe hoje.

Judô:
Fundado em 1882 por um educador chamado Jigoro Kano, o judô originou-se do jujyutsu. O objetivo de sua prática é aperfeiçoar o corpo e a mente. No início deste século, o judô entrou no currículo educacional japonês para meninos, massificando a prática do esporte.
Numa luta, dois participantes trajando vestimenta especial competem numa área de nove metros quadrados tentando aplicar golpes e técnicas no adversário. A habilidade de um lutador é indicada por faixas coloridas, cada cor significando um nível de habilidade. A faixa branca é conferida aos lutadores iniciantes e a preta, aos mais habilidosos.

Aikidô:
O Aikido é uma arte marcial de origem japonesa desenvolvida por Morihei Ueshiba (conhecido também por O Sensei ou Grande Professor). É uma arte que envolve chaves, torções e arremessos do Jiu-Jitsu e os combina com os movimentos corporais das técnicas de luta com espadas e lanças e alguns arremessos e técnicas derivados do Kenjutsu. Esta arte marcial é voltada em usar a energia do oponente para assumir o controle sobre o mesmo e/ou arremessá-los. O Aikido pode ser usado como uma forma de defesa pessoal muito eficiente. Porém isso leva tempo e esforço (como todas as artes marciais) para que ele seja efetivamente usado em uma situação real. Exige um tempo maior de treinamento do que as outras artes marciais. Com um ano de treinamento em Karate, Tae Kwon Do e Kempo você vai lutar muito melhor do que antes. Já com o Aikido leva um pouco mais de um ano para que você se sinta confortável com a técnica para usá-la em uma situação real. Existem diversas razões para se praticar uma arte marcial : defesa pessoal, saúde corporal, auto-confiança, crescimento espiritual e outras. Diferentes artes marciais e até mesmo diferentes estilos enfatizam diferentes aspectos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário