quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Lutas.


A luta, assim como a necessidade de defendermos o nosso território, é uma característica inerente à vida e a todos os seres vivos. Desde os tempos mais remotos que o Homem desenvolve sistemas de combate. Porém, no Japão há mais de dois mil anos reúne-se uma série de factores determinantes ao desenvolvimento de sofisticadas formas de combate.

Budo, Bujutsu, e Bugei:
Os termos budo, bujutsu e bugei fazem parte do universo das artes marciais japonesas e têm sido utilizados convencionalmente para discutir os múltiplos objetivos/propósitos na formação combativa das artes marciais tradicionais japonesas. Bujutsu ou habilidades de guerreiro, representa as muitas artes marciais japonesas na sua função original, como as artes da guerra. Budo, ou o caminho do guerreiro, descreve o processo de auto-desenvolvimento e auto-realização através do estudo do bujutsu. Bugei, ou artes do guerreiro , é uma frase para todos os fins, identifica o padrão nas ciências militares japonesas, incluindo bujutsu e budo.

Origens do Budo e Bujutsu:
Budo e Bujutsu se tornou popular durante o período medieval do Japão. Budo, aparecendo na primeira impressão registada, no século 13, acredita-se ter tido um significado obscuro até a era Tokugawa, até ter uma conotação especial. Pensador do século 19 Aizawa Yasushi fez uma distinção escrita entre budô e bugei: “A arte da espada, lança, arco e sela são os bugei; saber etiqueta e honra, para preservar o caminho do cavalheiro, a buscar a frugalidade e, assim, tornar-se um baluarte do Estado, é Budo”

Kenjutsu ou Kendo, Bujutsu ou Budo:
Especialistas ocidentais insistem que os mestres das disciplinas marciais começaram a substituir o sufixo Jutsu (arte / habilidade), com Do (forma / caminho), durante o período Tokugawa japonês ( 1600-1868) nas convenções de nomenclatura oficial das suas formas de arte, de modo a enfatizar o sublime sobre o uso meramente técnico de artes marciais.
Kenjutsu, a arte da esgrima, tornou-se kendo, ou o caminho da espada; bujutsu, ou as habilidades marciais, tornou-se budo, ou o caminho marcial, e assim por diante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário