terça-feira, 23 de agosto de 2011

Okuzokai – A mesada japonesa


Okozukai geralmente é traduzido como “mesada” ou “subsídio”. No Japão essa prática é muito usada entre os casais e geralmente é a esposa que passa a “mesada” para o marido, para seus gastos pessoais ou até para beber com os colegas. Apesar da fama de submissa que a mulher japonesa ganhou na mídia, é ela quem controla as finanças da família, mesmo que só seu marido trabalhe. Essa tradição é muito antiga e até hoje é adotada pela maioria das famílias japonesas.

Assim que o marido recebe seu salário, ele repassa o dinheiro à esposa, ou então entrega seu cartão e caderneta bancário para que ela possa realizar o pagamento das despesas da casa, comprar mantimentos e depois entrega o “Okuzokai” ao marido.

O valor do Okuzokai pode variar, dependendo do quanto é o rendimento familiar, mas estima-se que seja em torno de 30 mil yenes (630 reais). As esposas japonesas geralmente também praticam o hesokuri, que significa “poupança secreta”.
Hesokuri – Poupança secreta

Depois que todas as despesas da casa são pagas, o que sobrar vira hesokuri, ou seja, a mulher esconde o dinheiro que sobrou, geralmente em alguma parte da casa, sem que o marido saiba. Essa poupança serve para gastos surpresas e eventuais, como presentes, viagens, doença, terremoto ou o que for que seja.

Um fato muito comum que ocorre, é que as vezes a mulher esconde tão bem o hesokuri, que depois nem ela sabe onde guardou. Você deve estar se perguntando, porque então ela não guarda no banco, não é mesmo. Eu não sei, mas talvez seja porque quando a mulher é apenas dona de casa, geralmente ela não tem conta bancária.

Na maioria dos países, o casal possui conta conjunta e assim podem administrar juntos o dinheiro. No Japão não se pode ter uma conta com dois nomes, portanto o casal tem uma conta para o marido e outra para a esposa, caso ela trabalhe fora.

No caso da esposa japonesa trabalhar em tempo integral, como o marido, as despesas são divididas igualmente entre os dois, porém a atribuição de resolver as finanças e distribuir o Okuzokai continua pertencendo à esposa, na maioria dos casos.

RETIRADO DO SITE JAPÃO EM FOCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário