terça-feira, 23 de agosto de 2011

Nyotaimori – Uma forma diferente de degustar sushi


Uma prática difundida no Japão e que caiu no gosto de diversos países é o Nyotaimori ou Sushi Body. Essa prática significa “Apresentação do corpo feminino” e se caracteriza por mulheres que se tornam literalmente bandejas humanas.

Essa prática no Japão é feita por raros restaurante, geralmente ligados à máfia japonesa e foi bem repercutida na mídia nos anos 90. Outros países gostaram da idéia e resolveram aderir ao nyotaimori, porém possuem uma fiscalização mais rígida.
A vigilância sanitária obriga diversos restaurantes ocidentais a colocar um plástico transparente entre o corpo e a comida, por questões de higiene. Outras regras foram impostas aos clientes : Não podem falar com a “bandeja humana”, muito menos molestá-la, ou dizer qualquer coisa ofensiva para ela.
Embora pareça ter um conotativo sexual, Nyotaimori é uma prática tradicional bastante antiga no Japão, onde gueixas eram treinadas para ficarem imóveis durante horas. Para eles, Nyotaimori é uma verdadeira apresentação artística, onde cada alimento é colocado no lugar apropriado.
A mulher deve ser totalmente depilada, exceto a virilha e antes de fazer o serviço, é submetida a um banho quente com sabonete sem perfume e logo em seguida, uma ducha gelada, para resfriar a temperatura do corpo e assim poder manter os sushis e sashimis em temperatura agradável.

Embora a prática seja geralmente feita em mulheres, há lugares que oferecem sushis em corpos masculinos e são chamados de Nantaimori.
Outra prática também realizada em alguns locais é o Wakamezake. A prática consiste em tomar Sake no triângulo formado entre as pernas e o púbis de uma mulher. A escolha do nome se dá por causa dos pêlos pubianos mergulhados no saquê, que se assemelham com algas Wakame boiando na superfície do mar.
RETIRADO DO SITE JAPÃO EM FOCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário